A transição energética diz respeito a um grande esforço que envolve todo o planeta na busca de novas formas de gerar e consumir energia elétrica. Assim, empresas e governos vêm lutando para implementar mudanças no setor elétrico e alçar as fontes renováveis de energia ao protagonismo, bem como consolidar novos parâmetros de consumo que resultem em menor impacto ambiental.

Um dos principais objetivos da transição energética é reduzir a emissão de carbono, ou seja, atingir a descarbonização da economia e ajudar a frear as mudanças climáticas ao redor do globo. A principal aliada desse movimento é a tecnologia, que amplia as possibilidades das empresas de usar a eletricidade de modo inteligente e consciente, reduzindo não apenas o impacto no meio ambiente, como também os custos com energia.

O papel da digitalização na transição energética

Ainda são necessárias mudanças regulatórias e investimentos massivos em fontes energéticas limpas para atender às necessidades de preservação do meio ambiente. Paralelamente, a transição para uma economia de baixo carbono já se faz presente em muitas organizações que abandonaram o uso de combustíveis fósseis para investir em energias renováveis. Uma efetiva descarbonização, no entanto, vai além da adoção de novas fontes energéticas, culminando na transformação da relação da empresa com o consumo de eletricidade.

É aí que entra a tecnologia. Não há um único meio que leve à interrupção da emissão de carbono, mas múltiplas inovações que, quando combinadas, geram benefícios ambientais ao mesmo tempo em que levam mais eficiência às operações empresariais.

infográfico sobre transição energética

Como exemplo, podemos pensar em operações aeroportuárias, industriais e outras de grande porte. Nesses casos, é preciso avaliar como o uso de energia pode ser otimizado, realizar auditorias que apresentem cenários prospectivos e regulatórios, além de identificar as melhores oportunidades que o mercado oferece para reduzir o consumo de energia.

Seguindo essa lógica, a gestão de uma grande empresa deve ter apoio para implementar dispositivos de controle do consumo e do custo de recursos energéticos e utilities, além de acessar um olhar especializado no uso de lâmpadas, máquinas e outros equipamentos mais eficientes do que os utilizados no momento.

>> Conheça iniciativas de baixo carbono para sua empresa

Aliás, você já se perguntou se é mais vantajoso, do ponto de vista energético, a manutenção ou a troca de equipamentos? Muitas vezes, pensamos que fazer sucessivas manutenções é mais econômico e sustentável, quando modelos mais recentes de um mesmo equipamento podem ter um desempenho superior, poupando energia, recursos financeiros e ambientais ao longo do tempo. Automatizar processos também é uma forma de levar mais inteligência às operações cotidianas, especialmente quando as ferramentas de gestão são customizáveis para atender as necessidades da empresa e do meio ambiente.

Aeroportos são praticamente minicidades, por isso a eficiência é um desafio, mas com o parceiro certo é possível ter resultados de gestão que andem lado a lado com as necessidades ambientais. Otimizar sistemas de segurança, automatizar e monitorar manutenções em sistemas de iluminação, climatização e ar-condicionado, equipamentos de raio-X, esteiras e toda a infraestrutura predial gera resultados expressivos tanto para a administração, quanto na emissão de carbono.

Isso porque quando temos os equipamentos mais eficientes, monitoramento constante de insumos e mais previsibilidade nas manutenções, além de automações e softwares que impedem o uso excessivo de energia, o resultado é um uso mais racional dos recursos.

ENGIE e a descarbonização

Na ENGIE, buscamos a liderança na transição energética da economia global. Para saber o que temos feito para concretizar esse objetivo e ajudar empresas a nos acompanhar nesta jornada, assista o AO VIVO ENGIE – Transição energética e os caminhos para a descarbonização:

 

Quer saber mais sobre as ações que sua empresa pode adotar para contribuir com a transição energética? Vamos conversar.