O crescimento dos negócios traz consigo infraestruturas mais complexas para a administração e com elas uma série de desafios. Nas empresas que se desenvolvem por meio múltiplas unidades, a gestão eficiente de diversas equipes, processos, equipamentos e espaços físicos demanda trabalho extra para um controle efetivo das operações. Assim, empresas multisite devem diversificar estratégias e contar com parceiros de confiança que ajudem a centralizar o gerenciamento de informações dispersas em diferentes unidades e filiais.

Inteligência para o controle de múltiplos pontos de atendimento

Empresas com diversos pontos de venda ou filiais já contam com o apoio de softwares para dar agilidade e automação a processos como logística, ponto de funcionários e controle de estoque. A inovação nesses casos ajuda a compensar a ausência física na gestão multisite e a reduzir custos nas áreas citadas. Ampliar o uso da inteligência na gestão de energia e de facilities pode otimizar ainda mais esses resultados.

Além de alcançar mais competitividade através da economia, empresas com diversos pontos de atendimento que implementam tecnologias no gerenciamento de energia e da infraestrutura têm mais subsídios para tomar as decisões. Com as ferramentas certas, é possível realizar auditorias de faturas que dão informações essenciais ao núcleo administrativo do negócio, que apoiam a realizações de manutenções.

O uso de plataformas para o controle energético e da gestão predial permite a coleta e análise de dados de todas as unidades simultaneamente. Soma-se a isso a possibilidade de padronizar processos para que o controle das filiais ocorra de modo ordenado e com suporte que coordena a automação de equipamentos. Como exemplo, podemos pensar em uma rede hotéis que precisa controlar o consumo energético de diversas unidades, ao mesmo tempo em que executa a manutenção dos sistemas de ar-condicionado de maneira estratégica.

Todos os dias, administradores hoteleiros devem decidir entre o conserto e a troca de equipamentos, considerando como essa escolha irá impactar no consumo de energia. Qual a opção mais inteligente? Tecnologias de gestão podem indicar o melhor caminho a seguir, sinalizando se a manutenção das máquinas já utilizadas vai gerar custos menores a longo prazo. Muitas vezes, investir em novos equipamentos pode gerar custos mais baixos ao longo da operação. Com a ferramenta certa, é fácil realizar um gerenciamento de recursos que ande lado a lado com as metas financeiras de empreendimentos que contam com diversas filiais.

Importância da integração para obter eficiência em empresas multi site

Ao gerenciar diferentes unidades e pontos de venda, contar com um parceiro que ofereça soluções integradas com foco em eficiência e economia é um diferencial para obter melhores resultados. A gestão da energia elétrica, água, gás, além de manutenções e operações, favorece a segurança operacional, a prevenção de acidentes e a maior previsibilidade na troca de equipamentos.

Por isso, investir em tecnologias e consultoria especializada para gestão de energia é um caminho para que sua empresa identifique oportunidades e as ferramentas adequadas para um uso mais racional de recursos. A inovação no desenvolvimento de plataformas de gestão tem potencializado o monitoramento e controle no consumo de energia, água, gás e outras utilidades, podendo gerar 30% de economia no custo desses insumos. Essas e outras ações resultam na Eficiência Energética da organização, levando a redução de custos e melhor desempenho.

Gestão de infraestrutura e automação para empresas multisite

A gestão da energia pode ser integrada, ainda, a outros processos em busca de custos mais competitivos, como a realização de operações, manutenções e automações com tecnologia, de forma customizada para as necessidades específicas do  negócio. A gestão de facilities pode ser realizada com mais inteligência, transformando prédios em estruturas inteligentes com a centralização da gestão de facilidades a partir de ferramentas inovadoras.

Assim, você fica tranquilo sabendo que a gestão predial das suas unidades está em dia, com reparos e operações civis, elétricas, hidráulicas, hidrossanitárias e limpezas feitas com excelência e segurança. Somado a isso, a automação pode ajudar a aprimorar as atividades, gerando agilidade e inteligência a partir de soluções para escritórios inteligentes, integração de sistemas tecnológicos e outras alternativas que poupam tempo e recursos.

Cada negócio é único e por isso ENGIE conta com soluções customizadas desde o projeto até a manutenção. Vamos conversar? Clique aqui e fale conosco.