O planejamento é uma ferramenta essencial para alcançar os objetivos, seja durante o diagnóstico, seja no acompanhamento. 

No Mercado Livre de Energia ou no mercado cativo, é muito importante se atentar às mudanças e às possibilidades antes de qualquer tomada de decisão, visto que o aspecto regulatório do setor é bastante complexo. 

A ENGIE oferece soluções de geração de energia sustentável, agindo pontualmente na demanda de cada organização com o gerenciamento, o monitoramento, a eficiência e a segurança energética.

A seguir, confira um passo a passo de como o processo de gestão de energia é realizado

1. Inspeção das faturas de distribuição 

É analisada a possibilidade para a modificação de modalidade tarifária, aumento/redução de demanda contratada e/ou redução dos custos com energia reativa. Ainda, também é averiguado se a organização já está em Ambiente de Contratação Livre (ACL) ou se tem potencial. 

2. Diagnóstico da disponibilidade financeira

É realizada uma simulação com o diagnóstico da disponibilidade financeira, entretanto, somente em casos de migração ou recontratação de energia. 

3. Treinamento

Com a concretização da representação ou decisão da migração concluída, é feito um treinamento a fim de explicar quais são as principais particularidades dos contratos do cliente, as obrigações com relação à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e, se for o caso, alguns outros pormenores. 

4. Acompanhamento

Depois de realizada a primeira reunião, a equipe encarregada pela gestão se manterá à disposição para qualquer dúvida ou objeção do cliente, além, claro, de dar seguimento às atividades. 

 

Quais são as etapas para garantir um bom resultado? 

Quando as organizações têm a necessidade de pensar em várias temáticas de forma imediata e simultânea, a estruturação, a previsão de custos e o bem-estar durante a gestão de energia são pontos essenciais. 

A consultoria da ENGIE tem a capacidade de dar o suporte necessário e, além disso, garantir bons resultados, o que dá ao cliente a possibilidade de manter o seu olhar direcionado ao core business da organização.

Acesse o site para conhecer as soluções da ENGIE.