O mercado livre de energia elétrica pode render economias exuberantes e, hoje em dia, muitos já aderiram a esse mercado. Apenas com o fato de migrar ao mercado livre as economias observadas na maioria das áreas de concessão das distribuidoras do Brasil é superior a 20%. Contudo, existem diversos outros itens no processo de gestão de energia que podem agregar mais economia a conta de energia além da migração. Estima-se que de 5% a 10% podem ser acrescidos ao resultado de economia da conta de energia com uma gestão proativa e atuante.

Abaixo, veja 10 serviços que são cruciais e, que se geridos com eficiência e expertise, trazem retornos adicionais ao consumidor:

  1. Desenho e análise técnica do produto a ser contratado, definição da estratégia de compra de energia e apoio nas negociações;
  2.   Monitoramento constante dos preços, comparação e análise entre todas as fontes de energia disponíveis no mercado e aderentes ao cliente;
  3.   Gestão dos eventos financeiros do mercado livre e gestão ativo de regras de comercialização para evitar multa;
  4.   Auditoria de todas as faturas de energia;
  5.   Adequação das modalidades tarifárias e gestão de demanda contratada;
  6.   Balanço de energia mensal e compra de energia no curto prazo;
  7.   Suporte regulatório as novas alterações que surgirem nas legislações mapeando novas oportunidades;
  8.   Confecção de relatórios personalizados com indicadores específicos;
  9.   Projeção de tarifas e inteligência de mercado;
  10.   Orçamento para os próximos anos.

 

Se bem administrados, esses itens trazem resultados expressivos. Algumas dessas ações resultam em retornos financeiro tangíveis e imediatos e outras trazem mais conforto e segurança. Por fim, a troca de ambiente regulado para o ambiente livre, para consumidores elegíveis, é apenas o primeiro passo para uma redução efetiva com os custos de energia elétrica. Existe um universo grande de outras frentes de atuação que precisam ser ativamente geridas de modo eficiente.

Para isso, a ENGIE conta com uma equipe de especialistas qualificados para ajudar seus clientes a desenvolverem soluções de Autoprodução e Geração Distribuída feitas sob medida, desde a concepção do projeto até sua instalação, operação e manutenção. 

Fale com a ENGIE e descubra qual a melhor solução para sua empresa.

 

Texto por Álvaro Scarabelot

 

 

Álvaro Scarabelot, Gerente Gestão de Riscos e Inteligência de Mercado da ENGIE