A segurança é um dos temas mais presentes no imaginário brasileiro, ficando em segundo lugar entre as maiores preocupações da população. Em pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), o tema só fica atrás da saúde, com 52% dos entrevistados afirmando que a segurança deve ser tratada como prioridade pelos governos. Nesse cenário, a tecnologia se estabelece como importante aliada.

Novas ferramentas de segurança eletrônica possibilitam que pessoas e cidades tenham acesso a uma rotina mais segura. Assim, é preciso engajamento de governos, organizações e cidadãos em prol da implementação de tecnologias que correspondam a uma das maiores demandas da população.

Segurança eletrônica conta com novos processos e ferramentas para ser efetiva

O desenvolvimento tecnológico tem permitido que a segurança eletrônica ganhe novos marcos de inteligência. A cidade do Rio de Janeiro (RJ) é um exemplo. Nos últimos anos, o município investiu fortemente em um sistema de videomonitoramento em regiões onde a circulação de pessoas é intensa. São mais de 600 câmeras e sensores distribuídos por pontos da cidade como o Centro e a orla das praias, que concentram grande movimento de moradores e turistas.

O gerenciamento do sistema de câmeras é realizado com o Livin’, um software de monitoramento amplamente adaptável conforme as necessidades do usuário e totalmente desenvolvido pela equipe digital da ENGIE Brasil. Com ele, é possível monitorar as câmeras em tempo real, reportar ocorrências, relatar dados, obter gravações diárias de tudo o que ocorre na cidade, entre outras funções. Isso ocorre de modo integrado em um vídeo wall, composto por diversas telas que transmitem as imagens captadas.

No Centro de Operações do Rio de Janeiro (RJ), o software Livin’ permite o monitoramento da cidade em tempo real

Já em Niterói (RJ), o software Livin’ está permitindo uma verdadeira revolução na mobilidade urbana. Lá, o monitoramento em tempo real de um volume superior a 190 semáforos e a criação de uma rede de dados potente e escalável tem permitido levar mais inteligência e segurança ao trânsito. O Livin’ atua com a integração entre os semáforos, câmeras de loop virtual, controladores de tráfego inteligentes e o Centro de Controle e Operações.

Como resultado, a implementação do software em Niterói levou a uma mudança no modelo de gestão do sistema viário, melhorando em cerca de 30% o tráfego no município. Para saber mais sobre o impacto do Livin’ em Niterói, assista ao vídeo abaixo:

Sistemas eletrônicos aprimoram segurança empresarial

Além da preocupação com sistemas de segurança pública, a segurança de colaboradores e patrimônio dentro dos limites de empresas também tem sentido os benefícios da tecnologia. As soluções da ENGIE levam em conta as necessidades específicas de empresas, integrando softwares e toda a infraestrutura para a implantação de equipamentos que visam à proteção das pessoas que fazem o seu negócio se desenvolver.

Implementamos Centros de Controle de Operações Remotas com funcionalidades personalizáveis, que podem operar simultaneamente alarmes e detecções de incêndios, proteção perimetral e o videomonitoramento.

Quer implementar seu sistema de segurança com mais tecnologia? Conheça as soluções da ENGIE para territórios e empresas.