A telegestão é um conjunto de hardware e software que funciona acoplado à luminária do poste de iluminação e serve, entre outras coisas, para controlar de forma remota as lâmpadas, realizar medições como tensão, potência e eficiência energética, além de abrir caminho para diversas aplicações voltadas para a Internet das Coisas (IoT).

Com a adoção crescente de sistemas de telegestão para iluminação pública baseada em LED, surge o desafio: Como se fazer bom uso das mais modernas tecnologias de telecomunicações e IoT em prol de tornarmos as cidades mais inteligentes?

A ENGIE tem condições de oferecer para qualquer município do Brasil a solução completa de telegestão para iluminação pública. Isso inclui o gerenciamento remoto das luminárias por meio da constituição de uma rede de telecomunicações que cobre todos os principais pontos da cidade.

Uma vez implantada, esta rede permite que sensores IoT coletem e transmitam inúmeros dados de interesse do município, tais como:

  • Quantidade de resíduos sólidos em bueiros e pontos de coleta de lixo
  • Qualidade do ar e da água
  • Situação de alagamento de vias públicas
  • Contagem/classificação de veículos
  • Contagem de pessoas (índices de aglomeração)
  • Vagas disponíveis de estacionamento
  • Dados meteorológicos etc

Estes dados, uma vez recebidos pelo Centro Operacional de Controle do Município, são minerados (big data) e processados em plataformas digitais desenvolvidas pela ENGIE. Ali, são transformados em informações gráficas relevantes, que auxiliam processos de tomada de decisão e subsequente criação de políticas públicas em diversas áreas (saúde e saneamento, defesa civil, mobilidade urbana, por exemplo)

A ENGIE pode ajudar os governantes e cidadãos a tornar as cidades mais eficientes. Quer saber como? Fale com a ENGIE e descubra.

 

Rede permite oferecer serviços diferenciados nos municípios

Em outras palavras, a rede de telegestão de iluminação pública oferece um grande potencial para alavancar os serviços “inteligentes” em qualquer cidade. Atualmente, a ENGIE oferece redes e sensores que são baseados nas mais modernas tecnologias de telecom para aplicações IoT, quais sejam: LoRa, Ultra Narrow Band, Narrow Band-IoT, LTE-M etc.

Estas redes também podem ser facilmente adaptadas para oferecer maiores bandas de dados que possibilitariam, ainda, a oferta de outros serviços relevantes, tais como: sistemas de vídeo para segurança pública e redes wifi de acesso público.

O que acha de ter esse time de especialistas ao lado do seu município? Visite o site da ENGIE e conheça nossas soluções.

Texto produzido por Leonardo Mattos.

 

 

 Leonardo Mattos, Gerente Técnico de Soluções da ENGIE,