A união entre hardware, software, serviços, conectividade, tecnologia em nuvem e dispositivos móveis é o combo que tem permitido à Internet das Coisas interpretar dados para fazer cidades mais inteligentes.

Na prática, diferentes áreas dos municípios podem ser interconectadas através da tecnologia, com compartilhamento de informações que apoiam a gestão pública a tomar decisões e identificar ocorrências atípicas na iluminação pública, segurança, mobilidade e muitos outros sistemas.

Tomando como exemplo a iluminação pública, o uso de Internet das Coisas está associado à eficiência energética, o que pode ser alcançado com a implementação de smart grids e medidores inteligentes. Esses dispositivos são responsáveis por gerar e transmitir informações estratégicas em tempo real, promovendo um gerenciamento e distribuição mais inteligente da energia.

Assim, é possível evitar sobrecargas, diminuir o tempo de resposta para corrigir falhas e facilitar o processo de restabelecimento de energia. Do mesmo modo, é mais fácil prevenir furtos de energia e fraudes, bem como ter custos mais baixos com energia.

Para os cidadãos, a grande vantagem é ter ruas mais iluminadas, um serviço público com ainda mais qualidade e experiência personalizada, já que é possível acompanhar em detalhes o consumo de energia do município.

Por trás de tantos benefícios, está a conectividade, que permite às cidades inteligentes transmitir grandes volumes de dados para a nuvem em tempo real.

Parceria Público Privada ENGIE em Minas Gerais

Chegou a vez do munícipio de Uberlândia, em Minas Gerais, contar com nossas soluções para a modernização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de Iluminação Pública.

O contrato é de 20 anos e prevê a troca de mais de 87 mil pontos de iluminação por tecnologia LED, promovendo uma economia mínima de energia em 49,39%.

O município é o segundo mais populoso do estado de Minas Gerais e uma das 60 cidades mais inteligentes do país, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2019, com destaque para os setores de tecnologia, inovação, meio ambiente, mobilidade e acessibilidade.

Com a realização do projeto, ainda será possível contribuir com a melhora na segurança pública, qualidade de vida dos moradores e reduzir emissões de CO2 com a eficiência energética atingida.

Confira outros cases de sucesso ENGIE em iluminação.