Entre em Contato
30 de julho de 2019

Reduzir o consumo energético é uma demanda recorrente no ambiente empresarial com o objetivo de atender a expectativas distintas através do uso mais eficiente da energia elétrica: a busca tanto por sustentabilidade quanto por custos mais competitivos para os negócios. Frente a esse cenário, o gerenciamento de energia constitui uma das principais soluções que ajuda organizações a administrarem a energia para obter consumo e custos mais baixos.

O gerenciamento de energia pode ser entendido como um produto resultante da união entre inovação, tecnologia, indústria 4.0 e digitalização, sendo as duas últimas tendências digitais que buscam maior interconexão entre produtos, cadeias de valor e modelos de negócios. Desse modo, proporcionam mais facilidade ao dia a dia das corporações.

A partir de conceitos como Industrial Internet of Things (IIoT, que ao manter máquinas e equipamentos conectados à internet gera mais eficiência operacional) e Customer Centric (experiência positiva do cliente antes e após a venda), a ideia é oferecer um processo inovador que integre conectividade, agilidade, precisão, economia, eficiência e sustentabilidade no que se refere à utilização da energia por empresas.

Importância de encontrar o parceiro ideal

O monitoramento online para o controle do consumo de energia é uma realidade possibilitada pelo desenvolvimento de ferramentas baseadas nos conceitos que destacamos acima. Sabendo disso, é importante encontrar um fornecedor que entenda o contexto dos negócios desenvolvidos na sua empresa. Somente assim as reais necessidades da empresa serão sanadas.

Os profissionais responsáveis pela implementação de um sistema de gerenciamento de energia devem acompanhar o consumo a fim de realizar uma análise consistente que leve às soluções para redução de custos. Entregar softwares, plataformas ou equipamentos para o monitoramento não é o suficiente, mas também um conjunto de serviços que deem suporte, manutenção, atendimento remoto e retorno. Em suma, para alcançar os resultados desejados, é preciso que o fornecedor desse serviço seja um verdadeiro parceiro de seu cliente.

Michael Barbosa - Gerenciamento de Energia

Michael Barbosa, Coordenador de Suporte do Gerenciamento de Energia ENGIE Brasil

Sempre questione há quanto tempo a empresa que você quer contratar está no mercado, busque informações sobre a satisfação de clientes anteriores, se ela mantém práticas sustentáveis e realmente tem o know-how necessário.

Ferramenta permite redução de até 30% nos gastos com energia e utilidades   

Os softwares e ferramentas online desenvolvidos para o gerenciamento de energia permitem o constante monitoramento do consumo e do custo da energia utilizada, ajudando empresas a identificar onde está o uso excessivo. É o caso do Follow Energy, plataforma online desenvolvida pela ENGIE.

Com ele, é possível realizar auditoria de faturas, identificar o consumo excessivo de recursos que impactam na busca por eficiência energética, como água, gás e temperaturas. Além disso, a ferramenta possui alarmes que disparam quando ocorre alguma mudança no padrão de uso de insumos, bem como possibilita a automação do status on-off para que, por exemplo, os sistemas de climatização e de iluminação sejam ativados e desativados, respectivamente, a cada início ou fim de expediente.

A plataforma permite o monitoramento remoto de variáveis, notificando desvios e irregularidades por e-mail, SMS e alarmes, além de realizar o acompanhamento gráfico e estatístico dos dados coletados e analisar todas as informações por meio de relatórios operacionais e gerenciais. Tudo isso para que sua tomada de decisão sobre consumo e custo de alguns dos itens mais essenciais para os negócios seja feita com mais informação e mais inteligência.

Funcionalidades da solução ENGIE para o gerenciamento de energia

Se sua empresa deseja saber mais sobre as funcionalidades e os benefícios da solução ENGIE para o gerenciamento de energia e utilidades, preencha o formulário abaixo e receba o catálogo do Follow Energy agora mesmo!