Com o estabelecimento da Resolução ANEEL 482/2012 e a adesão de todos os estados do Brasil ao Convênio Confaz 16/15, os consumidores de energia têm a possibilidade de redução de seus custos. Isso graças às modalidades de Geração Distribuída (GD), seja ela local, remota ou compartilhada.

Entenda:

  • Convênio Confaz 16/15: concede isenção nas operações internas relativas à circulação de energia elétrica.

A opção de gerar energia por conta própria e reduzir os custos com a energia adquirida das distribuidoras atrai cada vez mais seguidores. Um dos maiores potenciais está na classe de consumo B3, também conhecida como Comercial. Nessa classe, geralmente atuam redes de varejos das mais diversas atividades, como farmácias, lojas de vestuário, combustíveis e fast foods, além dos setores bancários e empresas de saneamento.

O fato é que gerar energia e destiná-la para reduzir o consumo é simples, no entanto, otimizar essa redução, evitando o acúmulo excessivo de créditos, torna o processo um pouco complexo. Principalmente se estivermos falando de uma grande quantidade de unidades consumidoras. O gerenciamento de duas ou três unidades é relativamente fácil, mas gerenciar de 200 a 300 unidades não é algo trivial. Mais de mil unidades, então, torna-se algo praticamente inviável sem o auxílio de uma ferramenta adequada de gestão.

Para tal dimensão, é necessária uma atenção especial, do contrário a economia do projeto de GD pode não ocorrer, chegando a elevar em mais de 25% o tempo do payback. Além disso, pode levar a perda de créditos em caso de fechamento de uma unidade consumidora.

Planejamento e acompanhamento contínuo aceleram retorno do projeto

Com a premissa de otimizar o resultado, a ENGIE vem atuando junto a seus clientes de GD com uma eficácia superior a 95% na gestão destes créditos.                                                          

Isso significa que, no mês em que a energia é gerada, 95% dela é destinada diretamente ao consumo, sem gerar créditos. Ou seja, o aproveitamento é imediato, contribuindo para o sucesso do projeto e mantendo o payback aderente ao planejado. O conhecimento do Time de Consultoria de Gestão de GD da ENGIE, associado às mais modernas técnicas de leitura de faturas e sistemas de controle de dados, contribuirão para o sucesso de cada projeto.

O que acha de ter o time de especialistas da ENGIE ao lado da sua empresa? Visite o nosso site e conheça nossas soluções.

Texto produzido por Alexandre Becker.

 

 

Alexandre Becker, Coordenador de Projetos e Mercado de Soluções da ENGIE.