No dia 05 de agosto de 2020, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, cortou a taxa básica de juros, a Selic, em 0,25 ponto percentual, indo de 2,25% para 2,00% ao ano, alcançando o menor patamar da história. Com isso, boa parte dos investimentos conservadores passaram a evidenciar um retorno real — ou seja, descontando a inflação, próximo a zero ou negativo.

Isso acontece porque muitas aplicações financeiras de renda fixa, como títulos do Tesouro Direto ou CDBs, têm sua rentabilidade atrelada à taxa básica de juros.

O cenário se mostra ainda mais favorável para uma empresa que decide investir no próprio sistema solar fotovoltaico, considerando também que as tarifas de energia recomeçaram a ser reajustadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL após as suspensões nos meses de abril, maio, junho, como medida para o enfrentamento aos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Rentabilidade bruta

SELIC +2,00% a.a.
IBOV +0,62% (últimos 365 dias)*
IFIX +2,67% (últimos 365 dias)*
Poupança +1,40% a.a.
Sistema Fotovoltaico De +10% até +50% a.a.
*Considerando o período até 05/08/2020

Com a queda da Selic, o cenário se mostra favorável para o investimento em sistemas fotovoltaicos

O fato é que, no cenário atual, a relevância do retorno obtido investindo em energia solar é bastante significativa frente às outras aplicações.

A rentabilidade de um sistema fotovoltaico pode ir desde 10% até mesmo próximo de 50% a.a, dependendo da irradiação e valor da tarifa. A taxa interna de retorno alcançada por esse investimento, ao longo da sua vida útil, pode chegar a 16,9% ao ano, na hipótese mais pessimista.

Além dos indicadores financeiros, é importante ressaltar que com um sistema fotovoltaico o consumidor não precisa mais se preocupar com os aumentos nas tarifas de energia.

Geração da própria energia: um investimento de baixo risco

No cenário atual de queda da SELIC, gerar a própria energia se torna uma forma inteligente de investimento, alternativa às aplicações financeiras tradicionais, pois além de ser sustentável, é também uma solução com boa rentabilidade e baixo risco.

Banner Dúvidas Energia Solar na Empresa

A queda da Selic é uma ótima oportunidade de levar energia solar para o seu empreendimento. Clique aqui e converse com um de nossos especialistas!