De maneira simplificada, podemos dizer que a energia solar é a energia e o calor emitidos pelo sol. Através do desenvolvimento tecnológico, é possível empregá-la para diferentes finalidades, como a geração de energia solar fotovoltaica, o aquecimento solar e a energia heliotérmica.

Na ENGIE, nossa especialidade é a energia solar fotovoltaica, produzida através da captação da luz solar por painéis fotovoltaicos e sua transformação em eletricidade. Com essa tecnologia, é possível gerar energia limpa, através de uma fonte renovável, inesgotável e com até 90% de economia na conta de luz.

Em função da alta performance econômica e ambiental, a energia solar fotovoltaica cresce de vento em popa no Brasil. Em 2019, a expectativa da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) é de que o segmento tenha uma expansão de 44%, principalmente com o impulso da geração distribuída, ou seja, quando a geração ocorre diretamente na unidade consumidora ou está conectada à rede de distribuição.

Bom desempenho é fruto de vantagens da energia solar

O potencial de geração energética através sol é infinito, considerando que o astro-rei nasce e se põe diariamente. Nesse sentido, o Brasil ainda leva vantagens naturais, pois sua posição geográfica é especialmente propícia para captar a irradiação, afinal, a linha do equador é a região com maior incidência de raios solares no planeta.

Além disso, é possível gerar energia mesmo em momentos em que o sol não aparece, como em dias nublados. O fato de os sistemas fotovoltaicos estarem conectados à rede distribuidora também garante que em momentos de geração inferior ao consumo, o fornecimento energético seja mantido.

Outras vantagens da geração de energia fotovoltaica:

  • Fácil processo de instalação e baixo custo de manutenção.
  • Com a economia na conta de luz, empresas contam com mais recursos e previsibilidade para realizar investimentos e desenvolver os negócios. 
  • A geração de energia fotovoltaica não emite gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), tornando a atividade de empresas mais sustentável e contribuindo com a descarbonização da economia.
  • Ao investir em uma alternativa energética de baixo carbono, a empresa passa a ser vista como uma organização sustentável, tendo significativo impacto positivo 

Quer mais detalhes de como funciona a energia solar fotovoltaica

Assista ao vídeo abaixo 🙂