A energia solar fotovoltaica é a modalidade de geração energética realizada através da irradiação do sol, uma fonte renovável que faz com que não haja emissão de poluentes na atmosfera durante a produção da energia.

Na prática, painéis solares fotovoltaicos absorvem um conjunto de partículas emitidas pelo sol e transformam-nas em uma corrente elétrica, posteriormente convertida em eletricidade.

Se você quer saber mais detalhes sobre esse processo, assista o vídeo abaixo:

Ao gerar energia solar, empresas registram benefícios técnicos, financeiros e ambientais

A geração própria de energia através do sol dá autonomia energética aos seus usuários, deixando os negócios que utilizam essa opção menos sujeitos a instabilidades da rede elétrica, o que é especialmente importante em localidades afastadas ou no meio rural. Além disso, a economia possibilitada é significativa, podendo alcançar 90%, na comparação com a fatura de energia das comercializadoras convencionais.

Além da maior disponibilidade energética e da economia proporcionada, a geração de energia solar fotovoltaica tem menor impacto para o meio ambiente. Por ser proveniente de uma fonte renovável, a energia solar é uma importante alternativa ao uso de combustíveis fósseis, que é responsável pela maciça emissão de gases do efeito estufa na atmosfera. Assim, além de obter benefícios técnicos e financeiros, empresas que adquirem energia solar são também mais sustentáveis, um ganho imaterial que a cada dia é uma exigência mais determinante por parte de públicos ecologicamente conscientes.

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR mostram que a geração de energia solar distribuída teve expansão de 172% nos anos de 2017 e 2018, com expectativa de crescimento de 44% em 2019. Tudo isso graças aos bons resultados obtidos por quem já escolheu este modelo de geração energética.

Um exemplo desse cenário é um cliente ENGIE do agronegócio no município de Muitos Capões (RS). Em 2008, a fazenda implementou um sistema fotovoltaico com potência de 44,88 kWp que permitirá uma economia estimada em mais de R$ 1,1 milhão no período de 25 anos.

Conheça a fundo a energia solar fotovoltaica

Optar por uma nova forma de obter um recurso essencial como a energia elétrica requer uma imersão na busca de informações qualificadas, dada a importância dessa decisão para os negócios. Por isso, é importante pesquisar e compreender, por exemplo, qual o contexto de mercado onde a energia solar se desenvolve.

Também é necessário fazer as contas para saber que  vale a pena para sua empresa a economia possibilitada com uma migração no modelo de geração de energia. Os detalhes técnicos da instalação igualmente devem ser de conhecimento de quem busca informações sobre energia fotovoltaica. Assim, sua escolha tem como base evidências consistentes para a escolha de uma melhor opção de energia elétrica. Caso ainda tenha dúvidas, acesse o FAQ da ENGIE sobre energia solar.

Para levar todas essas vantagens à sua empresa, conte com a ENGIE. Realizamos orçamentos personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente. Para saber quanto sua empresa pode economizar com a energia solar, acesse agora o nosso Simulador Solar.