Concessionárias de veículos possuem desafios específicos no mercado: o produto comercializado tem valor de venda padronizado em um segmento altamente competitivo. Nesse cenário, é preciso se diferenciar da concorrência, gerando valor para o cliente ao mesmo tempo em que a gestão financeira é aprimorada com custos mais baixos. Para resolver essa equação, tecnologia e respeito ao meio ambiente são variáveis-chave na busca por desempenho. É aí que entra o investimento na energia solar em concessionárias.

Ao unir inovação, eficiência e sustentabilidade, a implementação de sistemas fotovoltaicos se torna um ativo tanto para a economia dos estabelecimentos, quanto para a entrega de diferenciais ao consumidor. É sobre isso que falaremos a seguir.

Energia solar em concessionárias impulsiona a rentabilidade

A otimização de custos está no centro do sucesso das concessionárias de automóveis, enquanto a energia elétrica é considerada um insumo essencial, especialmente nas atividades de revisão e manutenção veicular.

Ao realizar o investimento em energia solar, empresas do setor podem alcançar até 90% de economia na conta de luz, levando a uma redução de custos que torna o negócio mais rentável e aumenta o volume de recursos disponível para novos investimentos.

Além disso, a energia solar em concessionárias fomenta a sustentabilidade. Isso porque o sol é uma fonte renovável, fazendo da geração de energia fotovoltaica um processo sem emissão de gases nocivos à atmosfera, como o CO2.

Exemplo desses benefícios é a concessionária Dimas Volvo, de Florianópolis (SC). Em 2017, a loja implementou um sistema fotovoltaico com potência de 34,56kWp. A economia na conta de luz, que está permitindo a execução de melhorias no estabelecimento, é apenas um dos ganhos obtidos.

A instalação da energia fotovoltaica ainda contribuiu para a conquista do selo LEED Silver, que certifica edifícios sustentáveis e tornou a empresa a primeira concessionária a receber o certificado na América Latina.

Quer saber o quanto pode economizar com energia fotovoltaica? Simule aqui

Em Indaial (SC), a concessionária Mercedes também está otimizando os custos desde a instalação do sistema fotovoltaico com potência de 75 kWp. No primeiro ano de operação, a empresa terá uma economia superior a R$ 60 mil. Em 25 anos, serão mais de R$ 3 milhões economizados em faturas de energia. Com esse valor, é possível adquirir mais de 17.600 kits para troca de óleo, por exemplo.

Concessionária Mercedes, de Indaial, economizará mais de R$ 3 milhões em 25 anos

Concessionária Mercedes, de Indaial, economizará mais de R$ 3 milhões em 25 anos

Energia fotovoltaica é solução para crescimento da mobilidade elétrica

A energia elétrica também é o insumo essencial para a transformação que vem ocorrendo no mercado automotivo graças à mobilidade elétrica.

Veículos elétricos e híbridos já estão circulando pelas ruas do país, e a tendência é que cada vez mais concessionárias comercializem modelos do gênero. Assim, é necessário adaptar a infraestrutura dos estabelecimentos não apenas para receber carregadores elétricos, mas dispor de eletricidade com custos competitivos para alimentá-los sem impacto financeiro na empresa.

Diante da nova demanda, a energia fotovoltaica igualmente é capaz de dar suporte à atualização tecnológica, possibilitando que as cargas energéticas sejam feitas com economia, eficiência e sustentabilidade.

Ficou interessado em levar todas essas vantagens para sua empresa? Realize uma simulação e conheça o potencial de economia que lhe aguarda.Banner Simulador Energia Solar ENGIE Brasil