Em alguma medida, todas as atividades econômicas emitem gases de efeito estufa na atmosfera, gerando impacto sobre o meio ambiente. A essas emissões, normalmente medidas a partir da quantidade de dióxido de carbono (CO2) lançadas direta ou indiretamente, dá-se o nome de pegada de carbono. Quando liberado em grandes volumes, o CO2 acumula na atmosfera do planeta, provocando mudanças climáticas. Por isso, reduzir a pegada de carbono é essencial para a preservação do meio ambiente.

O seu negócio também está relacionado a esse processo, e é sobre isso que vamos falar a seguir. Vamos lá?

Pegada de carbono na indústria e na mineração

Alguns segmentos têm uma pegada de carbono maior, como aqueles que utilizam combustíveis fósseis, considerados grandes emissores de CO2 e os vilões das mudanças no clima global. A indústria é a área de negócios com maior impacto ambiental no Brasil.

De acordo com dados do GHG Protocol, a indústria de transformação é responsável por 89,1% das emissões de CO2, resultado que é fruto do uso maciço de fontes energéticas fósseis, como o carvão mineral, gás natural e o petróleo. Em seguida, aparece a indústria extrativista de mineração, com 9,8% das emissões de dióxido de carbono realizadas pela economia brasileira.

Na prática, isso significa que quanto maior a pegada de carbono de uma empresa, mais ela está contribuindo para mudanças nocivas ao meio ambiente.

O que fazer para mitigar impacto ambiental negativo

A boa notícia é que reduzir a pegada de carbono é possível e mais fácil do que se imagina. Uma das principais alternativas é optar por fontes renováveis de energia. A geração de energia solar fotovoltaica é um bom exemplo, pois em seu processo de geração de energia a emissão de gases poluentes, como o CO2, é mínima.

O sol é uma fonte inesgotável e renovável de energia, permitindo que empresas mantenham seus processos com mais sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental e sua pegada de carbono. Além disso, é uma fonte de energia mais econômica, resultando em uma fatura de energia até 90% mais barata. Afinal de contas, o sol está disponível para todos!