Tão importante quanto a venda e o uso dos sistemas fotovoltaicos, o pós-venda e a assistência técnica são elementos fundamentais para otimizar a performance dos equipamentos e construir uma boa relação com nossos clientes. Através da assistência técnica o cliente ENGIE poderá recorrer a uma equipe especializada na manutenção de todos os itens que compõem o sistema, bem como tirar dúvidas sobre conservação e eventuais problemas que possam ocorrer durante a geração de energia fotovoltaica.

Por conta do papel decisivo desses serviços, conversamos com o Coordenador de Assistência Técnica e O&M de Geração Solar Distribuída na ENGIE Brasil, Valdemar Norberto Sens Neto, para saber mais sobre como a área pode ajudar os clientes a ter uma experiência ainda mais positiva com a energia fotovoltaica. Confira abaixo!

Valdemar Norberto Sens Neto, Coordenador de Assistência Técnica e O&M de Geração Solar Distribuída na ENGIE Brasil.

Valdemar Norberto Sens Neto, Coordenador de Assistência Técnica e O&M de Geração Solar Distribuída na ENGIE Brasil.

Blog Energia Solar ENGIE (Blog) – O que é a assistência técnica da ENGIE e quais os serviços por ela contemplados?

Valdemar – A assistência técnica dos sistemas fotovoltaicos da ENGIE foi criada para dar suporte ao cliente e também sanar dúvidas. Com ela, podemos solucionar qualquer tipo de problema que o cliente tiver quanto à fatura de energia, dúvidas sobre o funcionamento do sistema fotovoltaico e equipamentos que o compõem. O cliente entra em contato com nossa divisão de pós-venda, que posteriormente nos aciona. Estamos atentos para atender qualquer tipo de problema, como monitoramento, atendimento a clientes residenciais, industriais e nossos maiores clientes, que são usinas fotovoltaicas.

Blog – Como a assistência técnica pode ajudar na conservação e vida útil dos painéis solares que compõem um sistema fotovoltaico?

Valdemar – Nosso manual do usuário já informa sobre todo o tipo de manutenção preventiva que o cliente pode adotar para seu próprio sistema fotovoltaico. No caso da assistência técnica, a atuação ocorre principalmente no período de 1 ano de garantia que a ENGIE fornece após a instalação. Considerando que a vida útil do sistema pode chegar a 25 anos, boa parte da manutenção será feita pelo cliente, como limpezas, verificações de leitura e disjuntores. A assistência age como um facilitador para aumentar a vida útil do sistema caso sejamos acionados pelo cliente que esteja com dúvidas ou problemas no equipamento. 

Blog – Na prática, quais são as atividades realizadas durante a assistência técnica? Como ela funciona?

Valdemar – Todas equipes são treinadas, altamente capacitadas em todo tipo de intervenção e equipamento relativos aos sistemas fotovoltaicos. Possuímos inteligência de campo para fazer a manutenção no local da instalação e não deixar o cliente sem geração. Quando necessário, fazemos a visita ao cliente e trocamos equipamentos para evitar a interrupção da geração. Além disso, nossos técnicos realizam uma reciclagem anual para fazermos um trabalho atualizado.  

Equipe de Assistência Técnica de Geração Solar Distribuída na ENGIE Brasil.

 

Equipe de Assistência Técnica de Geração Solar Distribuída na ENGIE Brasil.

Blog – Quais maiores preocupações e dúvidas dos clientes quanto à assistência técnica?

Valdemar – Dúvidas sobre como avaliar a fatura de energia, sobre limpeza e manutenção dos módulos. Mesmo que muitas sejam abordadas no manual do usuário, os clientes ainda têm dúvidas que reportam para nossa equipe: quando tem que limpar, o quanto a performance vai alterar com a limpeza dos módulos. Para se ter uma ideia, já fizemos alguns estudos com clientes e verificamos um aumento de mais de 27% na performance em um deles após a limpeza dos módulos. Também sanamos todo tipo de dúvida sobre os equipamentos, damos dicas de conservação. O cliente pode nos acionar que vamos entrar em contato. 

Blog – Qual a periodicidade ideal recomendada para manutenção? 

Valdemar – A cada três meses, é recomendado ao cliente fazer uma verificação visual em todo o sistema fotovoltaico, identificando o índice de poeira acumulada nos módulos, por exemplo, para futura manutenção deste item. Quanto aos demais itens, o cliente poderá verificar se o disjuntor está armado e se o Dispositivo de Proteção Contra Surto (DPS) está intacto. Lembrando sempre que por questões de segurança o usuário não deve manusear o sistema fotovoltaico, é apenas uma verificação visual.

Blog – Quais são os canais de acesso para o cliente que quer falar com a assistência técnica?

Valdemar – Hoje nossos clientes têm alguns canais de atendimento. Nosso 0800, em que o cliente pode ligar, canais de WhatsApp, que também pode ligar e entrar em contato. Existe a plataforma automática de atendimento ao cliente via WhatsApp robô, onde o cliente consegue navegar, clicar links e ter respostas mais diretas e automáticas. Nessas plataformas, também consegue acessar documentos sobre dúvidas frequentes, vídeos de como o sistema funciona e caso o cliente ainda fique com dúvidas, pode solicitar atendimento do operador via WhatsApp. 

Blog – Quais os diferenciais da assistência técnica da ENGIE?

Valdemar – A ENGIE é uma empresa com 20 anos de atuação no Brasil e nosso foco é o cliente. Tanto no momento da venda quando da pós-venda, visamos sempre o que o cliente necessita. Usamos os melhores equipamentos disponíveis no mercado, além da nossa gama de profissionais altamente qualificados, como engenheiros, sejam nossos funcionários ou de empresas homologadas, que seguem rigorosamente às normas técnicas vigentes, que regulam esse tipo de atividade.

Ao falar de assistência técnica, se vislumbra um horizonte de problemas. Aqui na ENGIE, pensamos na solução desse problema, é claro, mas também estamos aqui para auxiliar o cliente no que necessitar. Mesmo em outros quesitos que fogem ao escopo da assistência técnica, vamos abraçar o caso e resolvê-la junto ao cliente.

Para entrar em contato com nossa assistência técnica, ligue para 0800 602 5999. No caso de outras dúvidas, comente nessa publicação ou fale conosco.