Economizar energia nunca foi tão importante como hoje em dia. A utilização da energia de forma mais eficiente é um assunto de grande interesse nas empresas tanto pela sustentabilidade, com o uso mais consciente dos recursos naturais disponíveis, quanto pelos ganhos financeiros.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), Eficiência Energética pode ser definida como uma atividade que busca melhorar o uso das fontes de energia, ou também como a utilização da energia de forma racional. De maneira geral, a Eficiência Energética se traduz em obter o melhor desempenho na produção de um serviço, produto ou resultado, com o menor gasto de energia.

Como o tratamento adequado deste tema requer conhecimentos específicos, as empresas especializadas em serviços de eficiência de energia tornam-se fundamentais para os consumidores que buscam identificar e implementar medidas de eficiência, não só de energia, mas como também de água e outras utilidades. Por isso, a ENGIE separou quatro questionamentos que todo gestor precisa fazer para economizar com energia. Confira:

1- Como funciona um Projeto de Eficiência Energética?

O desenvolvimento de um Projeto de Eficiência Energética tem como ponto de partida uma Auditoria Energética, ou Diagnóstico Energético. Isso é, uma avaliação do consumo energético dos sistemas alvo do projeto com o objetivo de detalhar as oportunidades e ações mais atrativas e importantes para o cliente.

Segue-se então para a etapa de implantação do projeto, que inclui o desenvolvimento do projeto executivo, as aquisições de equipamentos e serviços, as instalações em campo, startup e comissionamento. Os resultados alcançados são avaliados através de um processo de Medição & Verificação, comprovando a redução do consumo de energia. Posteriormente inicia-se a remuneração dos investimentos, calculada sobre a economia gerada.

Em resumo, as principais etapas de um Projeto de Eficiência Energética são:

  • Carta de Intenções (ou Autorização de Serviços);
  • Pré-diagnóstico Energético e Viabilidade Técnico-Econômica;
  • Termo de Compromisso;
  • Diagnóstico Energético Detalhado;
  • Viabilização do Financiamento;
  • Negociação do Contrato;
  • Implantação das Ações;
  • Medição e Verificação dos Resultados.

2- Como medir a Economia de Energia?

Como a Economia não é uma grandeza física que pode ser medida diretamente por algum medidor, uma vez que representa a ausência de consumo de energia, a melhor forma de determiná-la é através da aplicação de um processo de Medição & Verificação, seguindo as boas práticas descritas no Protocolo Internacional de Medição e Verificação de Performance (PIMVP). A Medição & Verificação é o processo de utilização de medições para determinar, de modo seguro, a economia real criada dentro de uma instalação individual por um programa de gestão de energia.

3- Por que devemos adotar o PIMVP?

O PIMVP pode ser definido como um conjunto de documentos de apoio que descrevem as práticas comuns de medição, cálculo e relatório de economia obtidas por projetos de eficiência energética ou de consumo eficiente de água nas instalações do usuário final. Os compradores de produtos/serviços energeticamente eficientes querem saber se essas soluções já provaram ser eficientes, usando métodos largamente reconhecidos. Logo, o conhecimento de que as economias de energia podem ser relatadas de forma transparente é vital para a aceitação das propostas de uso eficiente.

4- Como contratar um projeto de Eficiência Energética de forma segura?

Antes de fechar um projeto de EE com alguma empresa é preciso pesquisar se esta possui em seu corpo técnico Profissionais certificados com o CMVP®. A Certificação CMVP® (Certified Measurement & Verification Professional) é reconhecida no mundo como comprovação de expertise em M&V, e tais profissionais certificados são dotados de conhecimentos, teóricos e práticos, para a adoção garantida do PIMVP nos seus projetos de eficiência energética.

Se você ainda tem dúvidas de como fazer Eficiência Energética de fora segura em sua empresa, pode entrar em contato com a ENGIE.

Conheça as soluções da ENGIE para seu negócio no site.

Texto produzido por Alysson Borges.

 

Alysson Borges, Gerente de Engenharia de Soluções da ENGIE.