Entenda como o Energy Planner pode ajudar na transição energética da sua empresa

Elaborar um planejamento estratégico focado em redução de custos pode ser um desafio para empresas que não contam com o suporte de uma consultoria especializada em energia. A situação torna-se ainda mais complexa em um cenário com poucas certezas no longo prazo, o que vem demonstrando a necessidade de realizar grandes mudanças na estrutura de muitos negócios.

Pensando nos desafios do mercado de energia, a ENGIE desenvolveu uma ferramenta inteligente e intuitiva para que gestores consigam ter um diagnóstico breve sobre o perfil energético do seu negócio: o Energy Planner.

A partir de algoritmos desenvolvidos pela ENGIE, sua empresa terá acesso a um relatório personalizado com pontos de melhoria na unidade, indicação de grupos de consumo com maior potencial de redução das despesas com energia e oportunidades de redução da pegada de carbono para a organização.

É por isso que o Energy Planner foi especialmente pensado para quem deseja iniciar a transição energética, reduzir custos ou otimizar o uso de equipamentos na unidade.

Confira, a seguir, como funciona o Energy Planner, quais são os seus principais benefícios e para quais segmentos ele é indicado. Acompanhe! 

Como funciona o Energy Planner?

Como o próprio nome diz, o Energy Planner é uma ferramenta gratuita e intuitiva para planejamento energético do negócio. A partir do preenchimento de um curto formulário, você terá acesso a um breve diagnóstico sobre o uso de energia elétrica da sua organização.

O preenchimento do simulador é dividido em duas etapas: primeiramente, são solicitados dados relativos à empresa e seu estabelecimento físico, como informações do endereço, ano de construção, consumo médio mensal de energia e algumas perguntas sobre a infraestrutura local.

Na sequência, depois de preencher os dados preliminares, são feitas perguntas relativas a grupos de consumo específicos como sistemas de ar-condicionado, iluminação ou mesmo refrigeração de produtos, para o caso de supermercados. Aqui, é importante que sejam informados os principais tipos de equipamentos utilizados no estabelecimento, assim como seu ano de instalação.

E é apenas isso! Com essas informações em mãos, por meio de um algoritmo desenvolvido pelo time de especialistas da ENGIE, a ferramenta apresentará um diagnóstico virtual da unidade acompanhado de um plano de ação feito sob medida. O resultado apresentado torna-se assim uma base para futuras discussões sobre o uso sustentável de energia.

O formulário pode ser preenchido em aproximadamente 5 minutos, e a nossa dica é que seja preenchido com a fatura de energia em mãos, assim você terá de forma fácil todas as informações das quais necessita.

Um detalhe importante a ser mencionado é que o Energy Planner trabalha com as informações de apenas uma unidade. Com o endereço fornecido, ele consolida informações geográficas e ambientais referentes à cidade informada. Portanto, caso o seu negócio tenha mais de uma unidade, aconselhamos a realizar um diagnóstico para cada uma delas.

Quais são os benefícios do Energy Planner para os negócios?

O Energy Planner é um presente da ENGIE para as empresas que buscam reduzir os custos com energia. Confira, a seguir, outros benefícios dessa ferramenta!

Divisão de gastos por carga

Com o diagnóstico do Energy Planner, é possível estimar de que maneira os gastos são divididos de acordo com suas cargas individualizadas, possibilitando uma visão geral de como a energia do empreendimento está sendo consumida. Logo, é possível observar quais grupos de consumo são mais relevantes em termos de gastos para o estabelecimento.

Economia de energia

Uma vez apresentados os gastos individualizados, o relatório aponta qual o potencial de redução de consumo total do estabelecimento, desdobrando a análise também para as principais cargas do estabelecimento, como ar-condicionado e iluminação. As estimativas de redução são feitas tendo em conta as melhores alternativas existentes no mercado em termos de eficiência energética para o estabelecimento.

Indica como reduzir a pegada de carbono

Junto às melhorias para aumento de eficiência energética do negócio, o relatório também indica a pegada de carbono da unidade, mostrando em um gráfico ilustrativo onde o estabelecimento se situa em comparação a estabelecimentos similares.

Fornece visão estratégica do negócio

As informações geradas pelo Energy Planner dão uma visão mais estratégica do negócio, tornando-se o primeiro passo para que empresas possam se tornar mais sustentáveis. É especialmente interessante para gestores e CEOs que necessitam de dados para as tomadas de decisões importantes ou para um planejamento mais tático.

Auxilia na transição energética

Com um relatório detalhado em mãos, o gestor consegue ter um panorama mais assertivo da própria empresa e insumos básicos para as melhores tomadas de decisões. Por isso, o Energy Planner é uma ferramenta crucial para quem deseja dar início à sua transição energética.

Para quais segmentos o Energy Planner é indicado?

A versão atual da ferramenta é principalmente destinada para empresas que atuam nos segmentos de comércio e serviços, como:

  • supermercados
  • hotéis
  • hospitais
  • shoppings centers
  • bancos
  • clínicas
  • edifícios comerciais
  • escolas
  • comércios em geral

Quero ter um relatório estratégico da minha unidade

Saiba como a ENGIE pode ajudar o seu negócio

A ENGIE conta com um serviço especializado em gestão de energia para reconhecer as melhores oportunidades no mercado, maximizar os resultados da sua empresa, reduzir os riscos e economizar recursos.

As nossas soluções integradas abrangem desde planejamento energético, orçamento, planejamento de suprimentos em energia até consultoria econômico-financeira e regulatória em projetos de autoprodução de energia e sistemas de gestão.

Quer saber mais? Acesse o nosso site ou agende um atendimento consultivo com a nossa equipe.

Se você gostou deste artigo, confira outros conteúdos em nosso blog: