A tarifa de energia elétrica representa uma parte expressiva na estrutura de custos indiretos das empresas. Por isso, uma das prioridades é a redução de custos dessa cobrança. 

Para controlar os gastos é necessário compreender a fundo o tema energia. Um desafio comum para as empresas hoje é lidar com a complexidade na nomenclatura e dados técnicos que constam na fatura de energia elétrica e, fundamentalmente, saber se os valores registrados são realmente devidos.

Esses dados precisam ser analisados corretamente e de forma sistêmica para que sejam identificados os verdadeiros custos e oportunidades de economia. Boas análises orientam boas decisões que, por sua vez, elevam o nível de maturidade e competitividade das grandes companhias.

Por meio de um sistema que permite uma análise das faturas, é possível identificar e conhecer os padrões de utilização de energia para cada unidade consumidora e definir metas realistas para o uso eficiente. Com isso, pode-se analisar os contratos de cada site e estudar a viabilidade de alterações, a fim de evitar multas e custos de serviços contratados, porém não utilizados.

O que muita gente não sabe é que o consumidor tem a possibilidade de verificar se a cobrança está correta ou não. Em casos de erros, a fatura de energia pode ser auditada e o usuário paga somente o valor realmente devido. É possível ainda recuperar valores cobrados indevidamente, observado o prazo de prescrição de cinco anos, o que pode caracterizar o retorno de um montante significativo para o caixa da empresa.

Existem muitas oportunidades de redução nos custos através de uma auditoria especializada na fatura de energia:

  • Conferência e validação das medições da distribuidora e dos valores que compõem a fatura;
  • Conferência e validação de tarifas e parâmetros do contrato de fornecimento, tais como: fator de potência, adequação da demanda contratada e o correto enquadramento tarifário.
  • Conferência e validação dos cálculos dos impostos, multas e juros incidentes;
  • Identificação de desvios nas grandezas faturadas e nos indicadores de performance energética;
  • Identificação de erros de leitura, faturamento e constante de medição;
  • Recuperação de valores faturados incorretamente pelas distribuidoras.

A ENGIE possui uma equipe de especialistas que conta com apoio do robusto Software de Gestão de Faturas (SIG ENERGY) para realizar uma auditoria detalhada de todos os componentes das faturas de energia, visando a redução de custos e a recuperação de cobranças indevidas. 

Conheça as soluções da ENGIE para seu negócio no site.

Texto produzido por Alessandro Ribeiro.

 

 

Alessandro Ribeiro, Gerente comercial de Soluções da ENGIE.