Cidades mineiras estão investindo em um novo modelo de gestão: mais inteligente, conectada e sustentável, visando o bem estar da população, a eficiência no funcionamento dos serviços e a economia dos gastos públicos, além, é claro da redução na emissão de carbono.

Não foi a toa que Uberaba e Uberlândia foram apontadas como uma das 100 cidades mais inteligentes e conectadas do país em 2019, segundo o mapeamento do Ranking Connected Smart Cities. E uma parceira que tem influenciado nesta transição sustentável é a ENGIE, empresa presente em mais de 70 países e que atua no ramo de energia e infraestrutura, com soluções de eficiência energética, facility management e automação, desenvolvendo projetos para gestores públicos e privados em todo o estado.

Atualmente, são quase 50 cidades atendidas pela ENGIE em Minas Gerais, com clientes que vão de shoppings à aeroportos, passando por prédios comerciais e mineradoras. Todos recebendo o suporte das soluções integradas ENGIE, seja com serviços operacionais, manutenção, geração fotovoltaica, gestão de energia e projetos de eficiência energética, até sistemas inteligentes que previnem acidentes em barragens, áreas de risco e nas ruas, garantindo a segurança de milhares de cidadãos e evitando possíveis tragédias.

Cidades atendidas pela ENGIE em Minas Gerais

ENGIE é braço forte na construção de smart cities mineiras

Recentemente, a ENGIE venceu o leilão de Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública promovido pelo município de Uberlândia, reforçando seu compromisso de proporcionar o desenvolvimento de cidades mais inteligentes, humanas, eficientes e sustentáveis. Alinhada à estratégia de se tornar líder global na transição para uma economia de baixo carbono, essa PPP representa a ampliação da presença do Grupo no setor de Iluminação Pública no Brasil e reforça sua posição global de destaque no país, onde opera, atualmente, mais de 1,5 milhão de pontos.

O contrato de 20 anos desta PPP contempla a concessão administrativa para a modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede Iluminação Pública de Uberlândia. A parceria prevê a troca de mais de 87 mil pontos de iluminação por tecnologia LED, o que irá gerar uma economia mínima de energia de 49,39%.

Presença no I Fórum Mineiro de Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Por esse know-how e atuação dentro do estado de Minas, a ENGIE será presença de destaque no I Fórum Mineiro de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, no próximo dia 20, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), em Belo Horizonte.

O evento é uma realização do CREA-MG, em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), a Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas – Departamento Minas Gerais (ABEE-MG) – e a Associação de Engenharia Mecânica e Industrial de Minas Gerais (ABEMEC). 

O objetivo é demonstrar as tendências em tecnologia, suas aplicações e soluções para smart cities nas áreas de gestão de resíduos, energia, mobilidade urbana, iluminação pública inteligente, gestão administrativa, dentre outras. Outro ponto importante neste Fórum é apresentar alternativas para redução de custos administrativos e operacionais dos municípios, utilizando inovação tecnológica e as potenciais fontes de financiamento e incentivos governamentais, além de conectar gestores públicos, fornecedores, financiadores e especialistas do setor.

Vamos construir juntos?

O estande da ENGIE trará a seguinte proposta: “Vamos construir juntos uma cidade mais eficiente e sustentável?”. É com este convite que a empresa pretende mostrar aos visitantes suas soluções inovadoras e integradas para a construção de smart cities, se mostrando uma parceira ideal no desenvolvimento sustentável dos municípios mineiros. 

A ENGIE é, hoje, a maior geradora privada de energia do país, atuando na comercialização energética e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída. A empresa possui, ainda, um portfólio completo em soluções integradas responsáveis em reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, seja com projetos em iluminação pública e artística, mobilidade elétrica, sistema inteligente de tráfego, plataforma de gestão das cidades, segurança inteligente, facility management, projetos de eficiência energética e energia solar.