Segundo estudos realizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), até 2030 a população mundial deve alcançar a marca dos 8,5 bilhões de pessoas. Isso é o equivalente a 800 milhões de novos habitantes em apenas 10 anos.

Isso nos faz refletir sobre a seguinte questão: será que as cidades estão preparadas para comportar tanta gente?

Algumas cidades, como Blumenau (SC), já estão no caminho certo para se tornarem mais inteligentes e sustentáveis. Ainda em 2020, os 352 mil habitantes do munícipio viverão uma transformação na gestão do trânsito local, tornando a cidade mais segura e com mobilidade urbana fluida.

Tudo isso é resultado de um projeto desenvolvido pela ENGIE que conta com a tecnologia inovadora do Livin’.

O Livin´ é um software que vai muito além de coletar dados para fornecer eficiência aos ambientes urbanos, é uma ferramenta projetada para atender às diversas necessidades existentes em uma cidade, como conectar infraestruturas, operar serviços em tempo real, planejar cenários a longo prazo e integrar tudo isso com a rotina dos cidadãos.

Além de otimizar o funcionamento de infraestruturas, o Livin´ trabalha junto com os gestores de cidades para desenvolver e gerenciar soluções preditivas para planejar mudanças e tornar as cidades mais inteligentes.

Em Blumenau, o Livin´ será utilizado como uma plataforma única de integração responsável pela gestão, monitoramento e segurança eletrônica da cidade.

Agora, com apenas um sistema, será possível controlar semáforos inteligentes; monitorar a frota de veículos que circula a cidade; detectar automaticamente incidentes nas vias (DAI); identificar ocorrências da defesa civil; vistoriar Centros de Controle de Operações (CCO), mesas controladoras e alarmes de incêndio; monitorar o Circuito Fechado de Televisão (CFTV), transporte público, mídias sociais e GPS (waze).

Transformar Blumenau em uma cidade mais inteligente garantirá grandes benefícios para o comércio local, moradores e turistas.

– Alertas sobre áreas de riscos de alagamentos e deslizamentos

A cidade já sofreu com alguns episódios de alagamentos e deslizamentos de terra, em épocas onde o volume de chuva aumenta consideravelmente. Com a ajuda do Livin´ ficará mais fácil controlar situações como essas e ainda alertar a população que reside em áreas de riscos.

– Melhorias no fluxo do trânsito

Os semáforos inteligentes servem para monitorar o fluxo de carros e pedestres, controlando os tempos de passagem e resultando em um trânsito mais tranquilo em horários de pico.

– Identificação automática de placas

Com a ajuda da leitura de placas, a fiscalização da frota que circula na cidade é facilitada.

– Melhoria na segurança pública

Com a implementação de novos cinturões de monitoramento é possível melhorar ainda mais a segurança pública na cidade.

Blumenau recebe todos os anos milhares de turistas para aproveitar as festas típicas que alegram e movimentam a cidade, com destaque especial para a Oktoberfest. Somente em 2019, a festa recebeu 576 mil pessoas que visitam a cidade em busca de novas culturas e lazer.

QUEM VISITA, APROVA!

“Sou frequentador de Blumenau desde 2005, nossas visitas em família e amigos geralmente são para aproveitar as festas típicas da cidade que, todos os anos, prepara atrativos diferenciados para receber o público. Um dos pontos que eu não posso deixar de ressaltar é a melhora na segurança da festa.” Marcos Dal Moro, empresário e visitante frequente de Blumenau.

O prefeito do município, Mario Hildebrandt, entende a necessidade de implementar a solução e afirma a importância do contrato assinado com a ENGIE: “O objetivo é trabalhar e construir a Blumenau que nós queremos para nossos filhos e nossos netos daqui a alguns anos. E essa discussão precisa passar pela Segurança Viária e por mais mobilidade para nosso motorista, nosso pedestre, nosso ciclista e garantir mais qualidade de vida para a população”.

É importante ressaltar que o projeto ainda contempla a capacitação dos agentes da prefeitura para operar o sistema de maneira eficiente. O Livin´ já está sendo implementado e deverá estar em completo funcionamento em até seis meses.

A ENGIE já atua na operação e manutenção da Iluminação Pública da cidade, desde 2012, em parceria com o Consórcio SQE LUZ e a empresa Quantum engenharia.

Construa uma gestão inteligente para sua cidade. Conheça nossas soluções integradas!